10.4.06

Polis ...Cacém...Livra!...

Existe um fenómeno que me vem consumindo os açúcares, por assim dizer, e que tenho que manifestar publicamente. E que melhor dia para o fazer, se não este dia de hoje, este dia que está assim-assim, nem chove nem aquece (apesar do Mixtu dizer que sim...)… Para os de vós que conhecem a linha de Sintra e o IC 19, compreenderão bem que as obras do Programa Polis no Cacém resultam quase como o teste último à paciência dos munícipes deste malfadado concelho… Aquilo que me vem atormentando o fusível é o seguinte: desde há um ano a esta parte, o Cacém começou a ser “intervencionado” no âmbito do Programa Polis…(mesmo “à pele”, or else…os fundo revertiam para a origem…)… “Intervencionado” é um eufemismo, uma foma simpática aqui utilizada para traduzir o caos que se instalou naquela freguesia…onde desgraçadamente tenho de ir com muita frequência…São buracos, tapumes, sentidos de trânsito que mudam a cada dois dias, lama no Inverno, pó nos dias secos, barulhos a horas impróprias, um sei lá de “sacrifícios” impostos a todos a bem da comunidade… Que nunca estamos satisfeitos com nada e que sem sacrifícios nada se obtém, dirão. É verdade, sim senhor! Reclamamos que nos fartamos... Aquilo que realmente me consome os açúcares (e que não tem nada a ver com as hipoglicemias intrínsecas à minha pessoa) é o seguinte: aguentar mais um ano de provações no Cacém (a que se juntam as obras no nó do IC19 desta mesma freguesia), até seria suportável, porque temporário; mas o que não entendo de todo foi a concepção dos arquitectos deste projecto de recuperação, e que me preocupa, por não ser temporário, mas sim definitivo. E porque também ninguém cuidou de explicar, ainda mais me preocupa... Não entendo o corte de árvores, algumas das quais, centenárias, na Rua de Angola, e que só não foi total, porque alguns moradores se recusaram a sair de junto de alguns exemplares que lá estão, no meio de um jardim agora patético… Não entendo como é que numa zona caracterizada por prédios com uma idade média de construção que ronda os 40 anos, sem tradição de estacionamento próprio, e em que os habitantes têm também eles uma média etária elevada, se reduz o estacionamento em mais de 70%., substituindo-se as vias por passeios larguíssimos, com estradas estreitíssimas, ladeadas por lancis de quase dois palmos de altura… Sim, não sou arquitecta, eu é mais de letras, deve ser por isso... Não entendo, e muito menos entende quem ali mora, ou os comerciantes do pequeno centro comercial do fim da rua…é ver as lojas a fechar, porque os fornecedores não têm sítio para estacionar (o que não estranha, pois se nem os moradores têm…). É ver a quantidade de casas à venda, porque, tal como eu vou ali ver os meus pais, outras pessoas lá se deslocam e é agora praticamente impossível estacionar naquele bairro… Desculpem-me, que devo ser uma bestinha quadrada, mas não entendo…ou estou muito fraquinha, com os açúcares em baixo...

4 comentários:

Anna^ disse...

Eu tb é só mais letras;como tal vou ficar quietinha e deixar uma bjoka.
Espero q amanhã o sol tb vá pra esses lados :)

escorpiaotinhoso disse...

Olá Misty,

Para participar que fiz uma visita ao teu blog. Gostei, da maneira como escreves e como sentes o que escreves.

Os Pólis são um remendo à chafurdice urbana desencadeada durante a segunda metade do século passado... em Portugal. Quando passo junto ao Cacém dou comigo a tentar entender o espírito das obras... Acho que hápor aí uma malta iluminada que se farta de rir nas trombas do Zé Povinho...

Se quiseres espreitar os meus blogs, és bem vinda...

Blogs:

GATOPARDO http://limamikecharlie.blogspot.com/

MASSAMÁ PRETO NO BRANCO A CORES http://escorpiaotinhoso.blogspot.com/

Desejo-te muito sol e alegria que as tristesas são uma perda de tempo...

ET

Bitchoman disse...

Eheheheh...este mundo é mnesmo mto pequenino...Misty...estou neste momento no Cacém a escrever este coment...se calhar já nos temos cruzado sem o saber!! Bjnhos

Misty disse...

...com toda a certeza, B'Man! IC19 e Cacém são dois sítios onde literalmente "paro" muito...he he he

bjinhos