18.4.06

La Primavera

Pintura não é exactamente a minha forma de arte de eleição. Detenho-me e deleito-me muito mais com a música. A música é quase como oxigénio, para mim. Por isso, foi com surpresa que me descobri, ontem, a ouvir falar deste quadro.
É do período do renascimento e o seu autor é Sandro Boticelli. Pintou-o muito provavelmente a pedido de um grande prícipe florentino, Eduardo de Medicis, e permaneceu na obscuridade praticamente até ao início do século XX. Veio a influenciar uma escola conhecida por pré-rafaelistas, se não me engano, tendo servido de inspiração a escritores como Oscar Wilde, entre outros.
Estive, portanto, perto de uma hora a ver um programa na televisão, onde a obra é decomposta em mil e uma análises, que foram desde a técnica utilizada às mensagens veladamente contidas, passando pela questão filosófica subjacente, à própria crónica de costumes, à botânica.
Ouvi todas as explicações com uma avidez que desconhecia. Talvez haja aqui algo a descobrir...
Fascina-me o quadro no seu todo, mas a figura da Deusa Flora (a deusa de vestido florido na parte direita do fresco) prende-me mesmo a atenção. Pelo sorriso, que acho muitíssimo mais intrigante que o da Monalisa.

8 comentários:

pp disse...

Não é o meu forte...nem o meu fraco, simplesmente não é :)
Beijos

Luis Duverge disse...

My Dear
Nothing like "The master of the monstrous... the discoverer of the unconscious."
Hieronymus Bosch

Misty disse...

Luís D,
would you be so kind to explain your comment to your ignorant friend over here?
:o)

Misty disse...

...é por causa dos outros frescos que ele pintou?
Quer dizer, de facto, ele tem uma série de quadros que retratam cenas pagãs, o que não é lá muito comum à epoca, pois não?

Anna^ disse...

A pintura é uma das paixões cá de casa;
E aprende-se tanto quando "dissecamos" um quadro;e acredita que é uma descoberta que vale a pena. :)

bjokas e uma boa semana ":o)

Misty disse...

Anna^, podes crer! De facto, fiquei com uma vontade imensa de saber mais. Já vi que leitura de verão vai ser a minha!
Beijo!

Misty disse...

PP, eu sempre achei que era "perder" tempo dissecar quadros...alguns ainda acho...mas este, parece magnético...tal como magnéticas foram as explicações que ouvi! Foi uma descoberta! E logo comigo, que pensava ser um caso perdido!
Beijos!

Luis Duverge disse...

um dos meus pintores preferidos é sem dúvida o Bosch. Faz uma pesquisa pelo nome Hieronymus Bosch e verás o que é um pintor avançado no tempo. Além das suas pinturas, analisa também a sua descrição, vais gostar acredita. A frase que apresentei não é minha mas serve para qualificar as pinturas do Bosch. vou ver se tens mail disponivel e envio-te em anexo o ficheiro, ok ?
E o som gostaste ?
Por hoje é tudo um beijo